Se tem uma coisa que a maioria das pessoas que vivem com urticária falam é sobre a lista de limitações que a doença causa.
Se você tem UCE – a urticária do tipo espontâneo, você não precisa se preocupar com a existência de alguma coisa causando seus sintomas, isso é fato! Mas são os seus sintomas que causam muitas coisas!
Os sintomas de urticária são agoniantes! Coçam muito e causam um incômodo tremendo. Isso porque eles dão uma sensação bem ruim de calor, e quando friccionamos qualquer coisa por cima – até mesmo nossas roupas – nos sentimos incomodados.
Não foram poucas às vezes que quando estava com sintomas preferia as roupas mais leves possíveis, justamente pra não sentir um ardor pior. Mas você sabe: existem várias dicas do que você pode fazer no seu dia caso você acorde cheio de sintomas.
Quem vive com a doença tem um perigo eminente de se sentir congestionado e dessa forma, acabar perdendo de vista as outras coisas da vida.
Eu te entendo! Realmente não dá pra fazer série de coisas quando estamos cheios de sintomas e a vontade que temos é só que aquilo passe o mais rápido possível!
Mas o que quero trazer nesse post é que a maior parte da história é sobre uma escolha que só você pode fazer.
Pera aí, vou explicar:
A urticária pode nos causar muitas coisas, mas todo dia que nos sentirmos mais pra baixo por causa da nossa doença teremos uma escolha importante a fazer: a de deixar isso nos limitar por completo ou não.
Vamos à um exemplo prático:
Se você acorda cheio de sintomas e tem que cancelar seus compromissos devido à angiodemas sobre todo o rosto, por exemplo – bem isso é uma limitação real. Aí você fica em casa, cuidando pra ficar bem logo. E nesse tempo você pode ouvir músicas e ter um capítulo de um livro que gosta ou ficar deprimido pensando sobre suas limitações – bem isso é uma escolha.
Eu falo isso com muito cuidado porque já passei por isso inúmeras vezes. E depois de muito tempo que percebi que a doença se tornava cada vez mais complexa pra mim por eu mesma fazer escolhas de torná-la difícil todos os dias. Eu precisava continuar fazendo o que eu gostava de fazer: como ir ao cinema e escrever textos, os meus sintomas não me impediam disso. Eu quem estava dando à doença essa força!
SIM! A urticária tem essa fama de atrapalhar planos de muita gente, mas ainda assim isso não é definitivo. Você pode seguir sendo quem você é, e não se deixando limitar em mais esferas que não são necessárias.
Recentemente escrevi um post para a CDD – crônicos do dia a dia – sobre isso. Sobre nós amarmos mais nossas vidas e nossa rotina do que odiamos nossos sintomas e as limitações que ele causa.
Bem, no fim uma coisa é certa! Você é mais do que as limitações que te aparecem – sejam sintomas de urticária ou qualquer outra situação da vida – ficar bem com você mesmo e seguir sempre acaba sendo uma escolha apenas nossa. Mesmo assim, que acha de seguirmos por esse caminho juntos?
comentários
Fui diagnosticada com urticaria crônica, yenho angioedemas , as placas, mas não tenho nada de coseira
Fui diagnosticada com urticária crônica,
Tenho calombos, os angioedemas
Mas não tenho coseira