Antes de tudo eu quero deixar claro que os sintomas de urticária podem aparecer ao longo do dia, a qualquer hora, MAS E ACORDAR COM URTICÁRIA?… hum, isso pode ser bem pior!
Você dorme bem, contente, sem nenhuma lesão, cheio de planos, e pá-pum, acorda assim: com urticária.
Foram inúmeros os dias que acordei com lesões dos pés a cabeça, literalmente. Isso porque a urticária pode decidir aparecer aonde ela quiser – principalmente a urticária do tipo espontâneo, a UCE.
Quando a dona urtica nos visita, na maior parte das vezes, nos deixa sem recursos de controle.
Você acordou com urticária em nível hard e a vida está te chamando lá fora:
– O que fazer?
Abaixo deixamos algumas dicas de como você pode enfrentar melhor esses dias de crises com sintomas. Não são dicas com o intuito de fazer os sintomas desaparecem – porque isso é apenas possível fazendo o correto tratamento – mas são pequenas mudanças que você pode fazer, pra dar um alívio no seu dia a dia com sintomas.
1) DÊ PREFERÊNCIA À ROUPAS MAIS LEVES
Um principal ponto a se considerar é que independente do tipo de urticária que você tenha, o fator vestuário acaba sendo um grande problema.E não é pra menos! Imagine só, você está com o corpo cheio de urticas, pequenas, grandes e amontoadas, que já tem um próprio volume e temperatura. Imagine cobrir isso com uma superfície de tecido. As urticas têm um prurido natural, que trazem uma sensação de ardência e inchaço. Imagina só, colocar por cima dela, alguma vestimenta de jeans ou lycra, por exemplo.Isso só piora. O uso de roupas leves e frescas nesse período é a melhor opção.
2) ALIMENTAÇÃO MAIS LEVE, FOCO NO LÍQUIDO
Podemos recomendar que em episódios assim, a gente evite uma alimentação mais pesada, alimentos que podem, ainda mais, elevar a temperatura do corpo, o que só vai dar mais sensação de calor, e piorar aquele incômodo dos sintomas que já têm uma certa temperatura e coçam muito. Por isso, quanto mais você puder dar preferência para uma alimentação rica em líquido, melhor!
3) SEGURA A DEPRÊ
Outra dica, e essa é a minha predileta (e talvez a mais difícil): Segura a deprê! Isso mesmo, e você deve estar se perguntando: “Poxa Valéria, duvido que em dias que você está com muita urticária você não fica chateada.”
Pois é, eu fico sim! Mas é importante a gente segurar essa onda! Mantenha um espírito mais positivo e tente relaxar em dias assim.
4) REFRESQUE SUA PELE
Ah, uma dica extra que posso dar é sobre o alívio da coceira. Claro que em dias de crise, você vai continuar respeitando o tratamento que o seu médico te recomendou, e usando outros tipos de artifícios pra dias muito difíceis. Mas aqui eu quero deixar algumas dicas naturais que a gente pode levar em consideração.
Uma dica simples que eu posso dar é a substituição da sensação de coceira pela sensação de refrescância. E podemos fazer isso com compressas de gelo. A gente vai aplicando sobre a pele, em cima das urticas para que dê uma aliviada. Outra coisa bem legal também é usar loções a base de mentol. Ah, vale lembrar que isso não cura ninguém! É apenas uma ajudinha, pra gente não ficar se coçando tanto.
5) SEJA SINCERO COM VOCÊ MESMO
Minha cartada final para dias que estamos com urticária é a sinceridade. Isso é muito importante nesse momento, pois com a sinceridade você consegue ser franco consigo mesmo e dizer: “É, hoje não dá.” Você precisa respeitar sua pele e os seus limites! Feito isso, você pode ser sincero, com a amiga que você marcou a festa, com a dona Maria da limpeza de pele, com o chefe, com o professor… com todas as pessoas que estão nos seus entornos.
Infelizmente, a urticária ainda pode nos tirar da nossa rotina habitual. Mas existe algo em que o 3000 dias acredita: em dias incríveis em que constantes que não acordaremos mais assim.
comentários
Muito bacana a sua dica. Minha crise se iniciou em outubro de 2017..foram constantes idas ao hospital…Ainda nao encontrei um médico na minha região que pudesse me ajudar com o tratamento correto.