Vocês sabiam que hoje, dia 1 de outubro, é comemorado o Dia da Urticária? Essa data é comemorada em vários países. É muito importante a gente atentar para um dia como esse para dar mais visibilidade ao tema e chamar atenção para a desinformação que ainda existe.
Muitas pessoas convivem com urticária agora mesmo e ainda não sabem o que tem. Vivem numa intensa busca por diagnóstico e muitas pessoas desistem de procurar ajuda.
Como sabem, o 3000dias milita pela informação de qualidade voltada à urticária desde 2016 e nesse tempo encontramos muitos pacientes que estão desistindo de tratar sua doença. Isso é muito perigoso. Porque o caminho fora do tratamento e acompanhamento médico é auto medicação, uma vez que a urticária, principalmente a do tipo espontâneo (UCE), persiste por vários dias.
Todo ano aqui no 3000dias fazemos um vídeo especial para o Dia da Conscientização da Urticária, e já exploramos vários temas.
Em 2016 fizemos um pequeno vídeo no estilo motion para explicar de forma simples a doença, o que é, como acontece e quais os sintomas. Clique aqui para conferir o vídeo.
Mais tarde, em 2017 fizemos um vídeo especial discutindo a importância da pele, como o maior órgão do corpo humano e que existem muitas pessoas acometidas por doenças em sua pele agora mesmo. Você pode assistir esse vídeo nesse link.
Em 2018 nós trabalhamos com um conteúdo especial voltado ao problema do diagnóstico – que na maioria das vezes é exaustivo e demorado – num vídeo especial falando sobre o tempo. Clique aqui para assistir.
No ano passado resolvermos dar um destaque especial para os fatores emocionais que são agravados negativamente em quem convive com questões de pele, inclusive a urticária. Este vídeo foi fundamental, porque a partir dele decidimos estender mais a discussão para o projeto Além da Pele – uma iniciativa do 3000dias focada em falar sobre impacto emocional na vida de quem convive com doenças de pele. Você pode ver o vídeo do ano passado aqui.
Esse ano percebemos a importância de falarmos do protagonismo do paciente, porque é dele o despertar para sua melhora. Vivemos num mundo em que as pessoas estão saturadas em atividades que exigem tudo de si. E muitas vezes essa pressa, correria faz com que não “sobre tempo” para se priorizar. O cuidado médico e a busca pela saúde sempre serão assuntos relevantes. A eficácia do tratamento da urticária existe, mas muitos ainda não estão atentos com o cuidado de si.
E é por isso que esse ano nosso tema é focado em falar da retomada dessa ação do paciente, que precisa ser o primeiro a acreditar, apostar e se dedicar à sua melhora. Buscando por ajuda, tratamento e o controle dos seus sintomas.
Sabemos que pra tratar sua doença e encontrar alívio não é de todo sobre você. Envolve encontrar o médico certo, envolve encontrar o tratamento e muitas vezes precisar de apoio público pra custeá-lo (sabemos bem disso). Mas uma coisa temos que afirmar: se você estiver convencido em não olhar com mais carinho pra você mesmo, informação nenhuma pode ajudar.
Neste primeiro de outubro, dia que se comemora a conscientização da doença, o @3000dias quer jogar um holofote pra você:
Cuidar da sua sua saúde importa, porque você importa.
Você tem o direito de se sentir melhor com sua condição de pele.
Comentários