** Post patrocinado pela Novartis
Uma das principais dificuldades da UCE é seu diagnóstico . Os seus sintomas são tipicamente confundidos com alergia e muitas vezes os pacientes recebem esse diagnóstico – errado – da doença.
Segundo uma pesquisa feita pela Ipsos recentemente , 79% dos pacientes entrevistados receberam diagnóstico de alergia, quando era na verdade UCE.
Boa parte dos médicos ainda não conhece o mecanismo da urticária crônica espontânea e acredita se tratar de umareação alérgica a determinada coisa, quando na verdade não é.
Foi exatamente assim que aconteceu comigo!
E ler esses conteúdos e saber dessas pesquisas me faz me sentir menos sozinha nesse caminho confuso que eu levava com minha doença. A impressão que eu tinha às vezes era que ela nem existia, de tão difícil que era discernir o que realmente estava acontecendo comigo.
Já cheguei até a pensar que era eu quem estava provocando a doença – por causa dos meus sentimentos, pensamentos, níveis de stress.
Ter esse tipo de conclusão só piorava tudo!
A urticária crônica espontânea – UCE – é uma doença do tipo auto imune, o próprio sistema imunológico provoca a liberação da histamina que gera os sintomas e irritação na pele. Nós do 3000dias fizemos um vídeo explicando um pouco como isso acontece, veja aqui .
Infelizmente, não existe ainda um exame que se faça e saia a frase: VOCÊ TEM UCE. Hoje o diagnóstico da doença é feito por exclusão – removendo os outros tipos de doença e de urticárias que podem confundir nesse processo.
Nesse meio tempo muitos erros podem acontecer. Os falsos diagnósticos, as tentativas de afastar-se de alimentos, quando, na verdades, não é nada sobre eles e a meu ver, o pior acontecimento: o sentimento de culpa no paciente.
Lembro de me esconder o mais rápido possível pela manhã, quando eu acordava e me via com sintomas, isso porque eu sabia que ia ser questionada se estava fazendo as dietas propostas tudo certinho. E mesmo que as pessoas não me cobrassem sobre isso, eu mesmo me sentia meio que incapaz de me ajudar, uma vez que eu falhei novamente na missão de acordar sem sintomas.
A coceira, a vergonha dos sintomas, o prejuízo na vida social e todo o questionamento sobre a qualidade de vida que a UCE acarreta já é um fardo bem difícil de lidar, somar isso tudo à culpa por seus sintomas só piora!
Quem convive com um tipo de doença autoimune de uma coisa precisa saber: não é nada sobre você mesmo!
É o tipo de doença que se manifesta sem você ter controle, se trata de uma desordem do seu próprio organismo e você não poderia prever.
Quebrar os tabus que existem por aí de causa versus efeito é a principal atitude que você deve tomar, e a partir disso liberar sua vida de toda culpa.
Você tem urticária e a culpa definitivamente não é sua .
Comentários