Este é o primeiro texto de 2021 aqui no site do 3000dias e feliz demais por ser um conteúdo focado numa boa notícia. 2020 foi um ano com tanta informação pesada que é como um alívio saber que estamos informando boas novas.
Você lembra que fizemos um movimento há alguns meses focado na incorporação do omalizumabe no ROL da ANS, de modo que ele estivesse na cobertura mínima dos planos de saúde?
Relembrando: houve uma Consulta Pública para entender a opinião dos cidadãos a respeito da decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – que, naquela ocasião, recomendou preliminarmente pela não incorporação do medicamento.
Além de apoiar e informar sobre a Consulta Pública, nós do 3000dias resolvemos criar um abaixo-assinado a favor da inclusão do medicamento, que teve uma grande participação dos pacientes.
Esse abaixo-assinado que criamos veio pra reforçar junto à ANS a importância do medicamento para os pacientes de urticária crônica espontânea, e como o tratamento era indispensável pra retomada da qualidade de vida. Foram mais de 760 assinaturas em poucos dias e esse material foi enviado para os responsáveis fortalecendo a participação pública no assunto.
Recentemente foram divulgados os resultados da Consulta Pública e foi informado um recorde de participações. As contribuições na Consulta Pública nº81 da ANS – Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – tiveram número recorde, com um crescimento de 500% em relação às contribuições da CP anterior – isso é algo maravilhoso: estamos mais ativos nas participações relacionadas à saúde pública e como isso é importante!
Esses resultados mostram o engajamento e mobilização dos pacientes e profissionais de saúde nas causas.
E a boa notícia que estava pra contar pra vocês é que a ANS, com o resultado das contribuições na Consulta Pública, mudou de posicionamento para medicamentos e procedimentos, que passarão a ter cobertura obrigatória pelos planos de saúde, entre eles o omalizumabe, indicado para urticária crônica espontânea.
MAS COMO FUNCIONARÁ?
Essa Resolução Normativa que traz a nova lista de procedimentos entrará em vigor no dia 1º/04/2021 – isso para que os planos de saúde possam já se adequar com essa nova norma.
Por isso, a partir de abril de 2021, quando o rol entra em cena, os planos de saúde serão obrigados a cobrir 69 procedimentos e medicamentos para diferentes doenças. Neste post da Colabore com o Futuro temos uma lista completa das novas incorporações no Rol da ANS.
Nós do 3000dias estamos muito felizes e agradecidos por vocês, seguidores que nos ajudaram a participar desse movimento pela incorporação do medicamento para tratar nossa patologia.
Obrigada pelo ativismo de todos, pela presença digital, através de compartilhamento de conteúdos e divulgação dos links da Consulta Pública e também do abaixo-assinado para outras pessoas.
Olha só que boa notícia para este novo ano: tratamento para urticária crônica espontânea (UCE) coberto pelos planos de saúde.
Alegria!
*Post patrocinado pela Novartis | BR-14270
Comentários