Será que existe ou não uma relação entre urticária e aquilo que a gente come?
No caso da UCE – urticária crônica espontânea – sabemos que não são causas externas ou qualquer coisa que fazemos que provoque os sintomas.
Demorou um pouco pra eu saber sobre isso! E muitas vezes vem aquela confusão sobre o que realmente pode estar acontecendo.
Por isso é tão importante, antes de tudo, compreender melhor sobre a classificação da urticária, em todos os seus tipos.
Se você como eu, já fez algumas dietas alimentares por causa da urticária, esse conteúdo vai ser bem nostálgico!
Lembro de ter caderninhos anotando diariamente item a item do que comia e bebia para depois fazer uma relação dos sintomas que poderiam surgir um pouco mais tarde.
Daí vinha aquela loucura, em tentar lembrar, não esquecer… e quando esquecia?
A sensação que me dava é que sempre eu estava perdendo um item, porque quando percebia os sintomas e tentava estabelecer uma relação de causa e efeito, sempre dava errado.
Porque era fato: os sintomas sempre apareciam, eu tirava um determinado alimento, mas nada melhorava. Hmmm, então era simples: eu devia estar esquecendo alguma coisa!
Existe na gente, uma tendência exagerada em colocar vilão pra tudo, e nesse caso da urticária, porque não o que a gente come e o que a gente bebe ?
O que principalmente é comum de acontecer é confundir urticária crônica com aguda. A urticária aguda, sim, muitas vezes está ligada à coisas mais pontuais, como reação à alimentos, por exemplo, e acontecendo poucas horas depois a ingestão deste.
Na verdade, a alergia alimentar não é uma causa freqüente na urticária crônica. Ao mesmo tempo que existem estudos que sugerem dietas para a contribuição do tratamento. Esses estudos ainda não confirmaram em totalidade essa hipótese.
Há evidências científicas de que boa parte dos alimentos ricos em corantes e conservantes não estão diretamente relacionados às crises de urticária crônica. Há ainda os alimentos considerados ricos em histamina, que também entram nessa dieta, esses alimentos fazem pra muitas pessoas diferença ao eliminar da rotina de alimentação.
Você pode falar com o seu médico sobre isso, e captar no seu dia a dia resposta de melhora ou de piora com a ingestão desses alimentos – ricos em corantes e conservantes e histamina.
Para todos os efeitos, uma dieta sem esses aditivos (corantes, conservantes, enlatados) sempre será mais saudável para quem tem ou não urticária.
Eliminar ou rever certos hábitos da nossa alimentação certamente vai fazer um bem danado.
Para saber mais, assista à esse vídeo.
Comentários