Por Soraia Gamito Pereira
No meu último ano de faculdade, em 2014, começaram a aparecer-me borbulhas pelo corpo.
Começou por ser nas pernas e nos braços, até passar ao corpo todo. Fui à urgência muitas vezes e diziam que era alergia, davam-me anti-histaminicos e mandavam-me embora. As borbulhas passaram a aparecer todos os dias e em dias piores os meus lábios e olhos inchavam. Fui a tantos médicos que perdi a conta, troquei de detergente para a roupa, de gel de duche, comprei forras e almofadas anti-ácaros, deixei de comer inúmeras coisas e não melhorava. Chorei muito, andava ansiosa e deixei de fazer coisas que gostava…
6 meses depois, 6 meses de muito dinheiro gasto, 6 meses de sofrimento, encontrei um médico que andava a estudar a urticária crónica, mas na altura os tratamentos ainda não eram conhecidos e fiz uma medicação diária de corticosteroides. Foi um alivio… 4 meses depois a minha urticária deixou de se manifestar e assim ficou até ao ano passado.
Em Junho de 2018 voltei a ter crises e recorri novamente aos corticosteroides, mas a dose normal já não era suficiente e não queria tomar mais. Procurei muito e encontrei uma médica especialista em urticária crônica.
Agora estou a fazer só anti-histaminicos diariamente, a doença está controlada, sou acompanhada por uma médica fantástica e já consigo ter uma vida normal. Sair, ir à praia, sem acordar em pânico todos os dias com medo do meu aspeto.
Obrigada por ajudarem a divulgar a doença. Beijinhos de Portugal
Comentários