Aqui no 3000dias recebemos muitas mensagens de pessoas que todos o dias ficam encabuladas ao pensar que tem um diagnóstico como o da urticária.
Será que é grave?
O que muda na minha vida a partir disso?
A urticária é fatal?
Para responder essa pergunta, precisamos primeiro lembrar que a urticária é uma doença enorme! Existem vários tipos de urticária! Os dois grupos principais são aguda e crônica. E nós podemos dizer, em linhas gerais, que o risco da doença mora na urticária do tipo agudo.
A urticária aguda (que dura menos de 6 semanas) geralmente é causadas por alimentos, medicamentos e outras substâncias. Esse tipo de urticária pode levar a quadros graves pelo inchaço (edema) das vias aéreas superiores (glote, laringe), levando a uma dificuldade respiratória e risco de morte.
Esse é o sinal vermelho da urticária!
Existe ainda a anafilaxia, que é um quadro que acomete vários órgãos, que na maioria das vezes cursa com urticária, e é muito grave.
A Anafilaxia funciona como uma reação alérgica e essa sim tem risco de morte. Na maioria das vezes, os sintomas aparecem minutos após a exposição à substância que causa a alergia.
Na reação anafilática, o sistema imune – responsável por defender nosso organismo – apresenta uma reação exagerada contra uma determinada substância (inofensiva para a maioria das pessoas), causando a anafilaxia. As causas mais comuns de anafilaxia são alimentos, picadas de insetos e medicamentos.
Sabe aquelas coisas de filme? Então…
Realmente temos este fator sobre reações alérgicas – comumente cruzadas à urticária aguda – que são perigosas. O que precisamos saber é que nas urticárias do tipo crônico – como a UCE, por exemplo, as coisas são um pouco diferentes.
As urticárias crônicas (espontâneas e induzidas) raramente apresentam gravidade envolvendo risco de morte, porém impactam de forma muito intensa a qualidade de vida.
Se você tem UCE – urticária crônica espontânea – pode ficar mais aliviado, mas ao mesmo tempo sente na pele e nos entornos da vida o quanto que uma doença que acontece imprevisivelmente pode bagunçar muita coisa.
Por isso que sempre vamos achar e trabalhar dizendo que o tema que tratamos é muito relevante!
Fonte: GUIA – Grupo Urticária Informação e Apoio
Comentários